Afinal, de quem é a responsabilidade pelo backup do meu site?

,

Você sabe o que é um backup? Sabe qual a importância de se manter backups? Quem deve fazer os backups do seu site? É complicado fazer um backup? Dá pra fritar? 

O que é isso de ‘becapi’… ‘bequiapi’… ah, isso aí?!

O “backup”  nada mais é do que uma cópia de segurança.

Qualquer informação digital pode ser perdida por falhas diversas. Sejam essas falhas de origem humana, natural ou sistemáticas.

Por exemplo, se ocorrer uma queda de luz muito forte, pode ser que algumas informações em seu computador sejam danificadas.
E é aí que o backup mostra sua importância.

Aconteceu algo com seu computador? Sem problemas! Você tem cópias de todas aquelas fotos de gato tudo. Basta restaurar!

Ok, mas estamos falando de servidores. Não de computadores pessoais!

Servidores, na verdade, são computadores que possuem estrutura geral bem parecida com o seu computador pessoal. Eles possuem discos, memórias, processadores, etc.

A diferença é que eles trabalham com alta carga de informações. E, na maioria dos casos, são alocados em torres (que não possuem tela, teclado e mouse).

Embora sejam computadores mais potentes (e resistentes), eles não estão 100% imune a falhas. E, ainda, eles estão sujeitos a outros fatores que, muitas vezes, um usuário comum nunca imaginaria existir.

Como, por exemplo, em 2015, alguns tubarões mastigaram um dos cabos intercontinentais que a Finepixel utiliza para disponibilizar seus serviços no Brasil.
Realmente acontece.

Ou, como em 2016, quando um dos nossos servidores foi envolvido em um incêndio.
Viu? Dá pra fritar!

Certo, mas quem deve fazer o backup dos dados do meu site?

Depende do servidor, plano de hospedagem, empresa que faz a manutenção nos dados e… de você!

Você deverá ficar atento para o caso do seu servidor oferecer serviços (automáticos) de backup ou se existe um plano de backup à parte.
Esses planos, geralmente, dedicam outros computadores (do servidor) para fazerem cópias dos seus dados. A frequência é definida pelo plano contratado.

Caso você possua uma empresa contratada para cuidar do seu site, verifique se essa empresa oferece algum serviço de backup.

E, caso você possua um setor de tecnologia na sua empresa, seria interessante verificar a possibilidade de reserva de recursos para esse fim (o de criação e manutenção de backups).

Espera aí. ‘Manutenção de backups’? Como assim?

Assim como as informações originais, as cópias também precisam ser mantidas em local apropriado. De preferência, catalogadas por data e nível de importância.

Dessa forma, será possível identificar, facilmente, o que será utilizado durante a restauração.

Porque, em caso de eventualidade, a perda de informações dificilmente chega a 100%.
Muitos casos acompanhados pela Finepixel foram apenas perda de imagens, textos. Mas sem perder a estrutura do site ou sistema, por exemplo.

Um backup bem catalogado facilita a velocidade de resolução desse tipo de eventualidade.

O mesmo vale para a restauração do backup.
Nem toda empresa que oferece os serviços onde ela faz a cópia, oferece junto o serviço de identificação de problemas e restauração do ponto danificado.

Tá. Mas a Finepixel trabalha diferente até nesse ponto, certo?

Exatamente, Jimmy!

Aqui na Finepixel, já oferecemos um nível de backup básico para todos os clientes. Onde nós faremos uma cópia automática dos dados a cada um ou dois meses. Sem a necessidade de pagamentos extras.

Agora, se o cliente possui um sistema empresarial ou consultoria contratados conosco, a frequência dos backups muda para se adequar ao pacote contratado. Dessa forma, possuímos clientes que fazem backups diários, semanais, mensais e anuais.

O cliente é livre para contratar um pacote de backup proporcional às suas necessidades, também. Isso não anulará o backup periódico, que é oferecido sem custos pela Finepixel.

E, contanto que o site ou sistema tenha sido instalado em conjunto com a Finepixel (não necessariamente tenha sido feito integralmente pela Finepixel), nós podemos restaurar qualquer informação, caso necessário.

Caso você possua um sistema ou site feito integralmente por outra empresa, entre em contato conosco. Nós iremos avaliar a situação.

Então, se você já é cliente Finepixel, fique tranquilo. Estás em boas mãos!