Criando para a Web – Luz & Câmera!

,

Para complementar nossa solução EaD, criamos uma série de artigos que ajudam nossos clientes a criar conteúdo fotográfico de qualidade.

O ambiente

O item principal de uma boa fotografia é a luz. Visto que uma foto é, “apenas”, a captura da iluminação da cena.

Você pode ter um ótimo produto ou assunto na foto, por exemplo, mas, sem a iluminação correta, a imagem sempre deixará a desejar.

A iluminação é tão importante que, mesmo o assunto não sendo interessante para o espectador, uma imagem com boa iluminação irá sempre se destacar.

Tendo isso em mente, busque um ambiente com luz natural. Uma varanda, quintal, quarto aberto, etc. Lentes (de telefones, smartphones e câmeras em geral) adoram de luz natural.

Utilize o nascer do sol e o pôr do sol ao seu favor. São os melhores momentos de iluminação natural. O primeiro proporciona uma quantidade mais nítida de iluminação, enquanto que o segundo oferece um brilho dourado natural em tudo o que toca.

Recomendamos que evite fotos noturnas e/ou em ambientes fechados.

A câmera

Usualmente, iremos trabalhar com câmeras de celular. Neste artigo, recomendaremos que busque um modelo de smartphone que ofereça uma quantidade razoável de megapixels e que, principalmente, possua uma grade de fotografia.

Essa opção é nativa em quase todos os aparelhos lançados após 2016.

Com a grade, você tem uma boa noção de centro da imagem. Então, procure manter o assunto da imagem o mais centralizado possível. E, caso esteja capturando pessoas, mantenha a lente na mesma altura que os olhos (ou a média dessa altura, para múltiplas pessoas).

Estabilidade, autofoco e outras funções secundárias são úteis, mas não são indispensáveis. Visto que a nossa recomendação é de que você registre diversas fotos em sequencia. E, quanto mais fotos em sequência você tirar, maior as chances de você capturar o assunto sem ruídos.

Os ângulos

Experimente ângulos diferentes. Um pouco mais abaixo. Um pouco mais acima. O assunto na diagonal. Sempre mantendo o assunto dentro das linhas da grade.

O plano de fundo exerce função fundamental, na hora de definir o destaque do assunto. Por vezes, mudar o ângulo do que é mostrado no plano de fundo ajuda a destacar o primeiro plano (o assunto da imagem).

Assim como no tópico anterior, faça diversas fotos. É muito comum termos mais de 150 arquivos originais, antes de decidirmos utilizar aquela UMA imagem que ficou perfeita para o projeto.

A edição

Geralmente, a edição é por nossa conta. Mas, caso o cliente não possua um pacote de consultoria conosco, recomendamos que busque aplicativos compatíveis com o smartphone utilizado. Existem diversas opções. A mais comum sendo o próprio Photoshop. Que está disponível tanto para iOS, quanto para Android.